Câmara homenageia militares que participaram da Operação Acolhida
Na sessão plenária desta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou os militares da 5ª Região do Exército que participaram da Operação Acolhida, um conjunto de ações voltadas à recepção e adaptação de refugiados venezuelanos no estado de Roraima. Os votos de congratulações e aplausos foram uma iniciativa de Felipe Braga Côrtes (PSD), que exaltou as atividades do Exército na promoção de serviços como triagem dos refugiados, serviços de saúde, de documentação, de tradução, de inserção no mercado de trabalho, etc. “Esses homens realizaram suas tarefas com dedicação sempre em prol da nação e dos refugiados”, destacou Braga Côrtes acrescentando que a 5ª Região Militar promove serviços sociais também aqui em Curitiba, “em associação com a prefeitura”, disse ele.
O general de Divisão e comandante da 5ª Divisão do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, agradeceu a homenagem e explicou como foi realizada a Operação. Para o general, Curitiba é uma cidade privilegiada e é muito positivo para o Exército receber uma homenagem da Câmara Municipal. Ele contou que tem 43 anos de profissão e que já esteve à frente de tropas no Haiti, em 2007, e no complexo da Penha-Alemão, no Rio de Janeiro, por três meses. Ele falou ainda sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro.
“São 64 mil pessoas de bem morrendo por ano [em função de problemas com segurança pública] e a gente não pode admitir uma tragédia humanitária como essa”. De acordo com Paiva, em Roraima entram 500 venezuelanos por dia. “A intervenção dos órgãos estatais é necessária”, afirmou. Ele destacou que atualmente em Boa vista há 7 mil venezuelanos abrigados. “[É] De fazer inveja a países europeus que mantém centros de refugiados”, disse ele. Ezequias Barros (PRP) exaltou o Exército Brasileiro e lembrou do período em que integrou esta instituição no 5ª BLog.
Ao todo, foram 26 militares homenageados: tenente coronel Wilson Carlos Sanchez Lima; tenente coronel Paulo Henrique Câmara da Cunha; tenente coronel Maurício Sabbi; tenente coronel Robson Alexandro Michels; major Emanuel Nivaldo Pereira; major Arnoldo Sobanski III; major Guilherme Rodrigues Ribeiro Ferreira; capitão Carlos Eduardo Oliveira do Nascimento; capitão Valmir Jacques Noal; 1º tenente Renildo Aguis Borges Júnior; 2º tenente Marcelo Sebastiani da Cunha Gazzaneu; 2º tenente Josiany Fiedler Vieiras Stromberg; subtenente Alexandre Liria Benelli; subtenente Ricardo Luiz de Amorim Cabral; 1º sargento paulo Souza Bezerra; 1º sargento Marcos Paulo Claro Pedroso; 1º sargento Valter Lucas Gomes; 2º sargento Evandro César Dias Filho; 3º sargento Lucas de Souza Fischer Lustroso; cabo Alexandro Busaquera; cabo Marcos Gonçalves da Silva Júnior; cabo Emmanuel Rodrigues da Silva dos Santos; cabo Renan Ceccon; Soldado Giovanne Fernandes Lima; e soldado José Vitor Pepe Setil.