CURSO DE FORMAÇÃO DE CABO (CFC) E CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADO (CFSd)
Curitiba-PR, 16 de maio de 2020. 27 (vinte e sete) Soldados do 5° Batalhão Logístico (5º B Log), aprovados entre 122 (cento e vinte e dois) Soldados que realizaram a prova de conhecimentos gerais, iniciaram a primeira fase do Curso de Formação de Cabos (CFC/2020). Além dos militares do Batalhão, o Curso formará Soldados pertencentes às seguintes Organizações Militares Subordinadas à 5ª Divisão de Exército: 5° GAC AP, 20° BIB, Base Adm 5º DE, 5° Cia PE, CMC, 5° B SUP, 27° B LOG e AD/5. Ao total, o Curso contará com 85 (oitenta e cinco) alunos.
A atividade de formação dos cabos tem por objetivo formar o Cabo habilitando-o a ocupar cargos previstos em uma determinada qualificação militar existente nas OM. O Curso proporciona também condições para o estabelecimento de vínculos de liderança entre comandantes e comandados no nível de cabos e soldados. O Curso terá duração de 13 (treze) semanas divididas em duas fases: sendo a primeira fase com duração de 5 (cinco) semanas, voltada para instrução comum a todos os alunos, e a segunda fase, com duração de 7 (sete) semanas, destinada à formação peculiar dentro de cada qualificação militar prevista.
O Comandante do Batalhão, Coronel Diego de Almeida Paim, ressaltou o aspecto de ser o Cabo o primeiro nível de autoridade hierárquica na cadeia de comando, e portanto o primeiro nível de liderança militar, o que por sua vez implica a correspondente responsabilidade inerente aos líderes de todos os escalões da Força Terrestre.
No dia 15 de maio, teve início o Curso de Formação de Soldados (CFSd) do Período de Instrução Individual de Qualificação (IIQ), que terá duração de 16 (dezesseis) semanas, sendo matriculados todos os Soldados incorporados no corrente ano, exceto os que já estão matriculados no CFC. O CFSd tem como objetivo principal a qualificação do Soldado Combatente, para as funções peculiares de um Batalhão Logístico.
Toda a realização das instruções e atividades dos cursos terão os cuidados referentes às Medidas Sanitárias Preventivas à COVID-19.
#LutaremosSemTemor