A LEITURA NO 5° BATALHÃO LOGÍSTICO, COMO INSTRUMENTO PARA O APERFEIÇOAMENTO
“Um país se faz de homens e livros” (Monteiro Lobato).
Curitiba – PR. O 5º B Log realizou reuniões interativas, com intensa participação de seus militares, no contexto do Projeto de Leitura, do ano de 2020. Os objetivos foram incentivar a leitura de manuais militares, a aquisição de conhecimentos sobre liderança e ação de comando; o desenvolvimento do pensamento crítico e o fomento ao hábito de leitura como instrumento para o autoaperfeiçoamento.
Assim, o projeto transcorreu de forma descentralizada, nas subunidades do Batalhão, que se reuniram em diversos grupos de interação, buscando-se o incentivo ao debate, inicialmente, dos regulamentos básicos do Exército Brasileiro: Regulamento Interno e dos Serviços Gerais (R1), Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas (R2), Regulamento de Administração do Exército (R3) e o Regulamento Disciplinar do Exército (R4).
No aspecto da liderança, elegeu-se o livro “A incrível Viagem de Shackleton”, de Alfred Lansing, que foi lido por todos, o que serviu de base para as discussões em grupo. Nessa obra, verifica-se ensinamentos sobre resiliência, coesão, espírito de corpo, coragem, resistência física e camaradagem, entre outros atributos, fundamentais para o exercício da Profissão Militar. Buscou-se, ainda, relacionar o conhecimento aprendido com as missões logísticas cumpridas por esta Organização Militar.
Além disso, os militares compartilharam com os seus camaradas de farda o entendimento alcançado pela leitura de outras obras de referência, cujos ensinamentos são úteis para o trabalho desenvolvido neste Batalhão Logístico. Assim, os livros “As armas da Persuasão”, de Robert Cialdini; “O Milagre da Manhã”, de Hal Elrod; “Rápido e Devagar”, de Daniel Kahneman; “Mais Esperto”, de Napoleon Hill; e “Pai Rico”, de Robert Kiyosaki, contribuíram para a produção do conhecimento e aquisição de atributos da área afetiva, fundamentais aos militares da OM, tais como comunicação, planejamento, proficiência, flexibilidade e foco nos resultados.
Por fim, entende-se que o projeto em tela cumpriu os objetivos propostos, à medida que os integrantes do 5º B Log expandiram as habilidades cognitivas e transmitiram as experiências vivenciadas aos seus familiares, que ratificaram os benefícios da iniciativa empreendida.