PRODUÇÃO DE MÁSCARAS
Curitiba-PR. O 5° Batalhão Logístico prossegue na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), em benefício das diversas Organizações Militares Subordinadas a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld), alcançando a produção de 13.540 (treze mil, quinhentas e quarenta) máscaras (gráfico 1), ultrapassando mais de 50% (cinquenta) por cento do total a ser produzido (gráfico 2). A previsão de produção total deverá chegar a 27 (vinte e sete) mil unidades, sendo 10 (dez) mil de tecido e 17 (dezessete) mil de polipropilenos (TNT).
Destaca-se que estão sendo produzidas, no Batalhão, 2 (dois) tipos de máscaras: um modelo feito em TNT e um em tecido algodão tricoline. Ambos os modelos são esterilizados em autoclave, no final do processo.
A produção teve início no dia 06 de abril do corrente ano, utilizando-se apenas 01 (uma) máquina, com uma produção semanal, em média, de 200 (duzentas) unidades.
Com o aperfeiçoamento do processo de produção e a aquisição de 03 (três) máquinas novas e 01 (um) autoclave (aparelho utilizado para esterilizar materiais), adquiridos com recursos extraordinários de combate à COVID-19 e oriundos do Ministério da Defesa; a produção atual alcançou 1.600 (hum mil e seiscentas) unidades por semana, sendo que o gráfico 3 consolida a produtividade quinzenal.
Dessa forma, o 5º B Log demonstra uma produção eficiente, destacando-se o valor de seus quadros que, na atividade em tela, evidenciam comprometimento, proficiência e austeridade na gestão pública.