Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial >> Últimas Notícias >> PROGRAMA SEMEAR
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PROGRAMA SEMEAR

  • Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 20h51
  • Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2020, 20h51

Em Curitiba/PR, no dia 26 de junho de 2000, foi fundado o Projeto “Fazendo a Diferença (FazDi)”, que tem por objetivo a prestação de serviços de relevância social na área de prevenção, acolhimento e reinserção social. Como parte desse projeto, foi instituído, no ano de 2006, o Programa Semear, criado com o objetivo de fortalecer o enfrentamento de situações de violência vivenciadas por crianças, adolescentes, jovens e adultos, dando enfoque na valorização da vida. Em 2017, o Programa Semear foi desafiado pela Procuradoria Militar de Curitiba, em parceria inicial com o 20o BIB, para desenvolver esse trabalho dentro de Organizações Militares. A ideia surgiu devido ao aumento expressivo do delito previsto no Art. 290 do CPM (tráfico, posse ou uso de substância  intorpecente) dos quais, em 2017, segundo a presente Procuradoria, apresentava um aumento de 337,5%. Além da prevenção quanto ao uso de entorpecentes, a proposta objetiva atingir todos os eixos da vida do ser humano. No primeiro ano, o número de casos de posse e consumo de drogas, dentro do quartel, baixou para 0%. A visão geral proporcionada a estes militares permitiu que os mesmos enxergassem a honra e o orgulho de renegar os vícios e os atos ilícitos, passando a respeitar seus lares e seu ambiente de trabalho.

A fim de aumentar as proporções deste nobre projeto, alcançando a vida de mais pessoas, prestando apoio e fortalecendo valores, o 5o Batalhão Logístico vem desenvolvendo trabalhos de fortalecimento dos vínculos familiares, inserção no meio social e prática dos atributos de coesão, que tem sido aplicado aos jovens que se alistaram e incorporaram nas fileiras do Exército, e servem nesta Organização Militar.

Para que a Pandemia instaurada pela Covid-19 não viesse a afetar o Projeto Semear, a equipe desta OM somou esforços para estar realizando o acompanhamento dos militares à distância. O 5º Batalhão Logístico, de forma pioneira, em 24 de agosto de 2020, proporcionou meios para que 4 grupos, por via remota, assistissem às palestras. Esses grupos serão reunidos quinzenalmente, com o intuito de minimizar os impactos causados pela pandemia, considerando, principalmente, a saúde mental.


Além dos objetivos já estipulados pelo Programa, o intuito é levar prevenção e valorização da vida, para que estes militares possam, de melhor maneira, saber lidar com situações de risco, tenham mais empatia, melhorem suas relações interpessoais, melhorem sus inteligência emocional, e que assim, possam ter impactos positivos em suas vidas, dentro e fora dos quartéis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página